setembro 27, 2010

TRAIÇÃO

“A reunião começou com aquele meu amigo tomando a palavra e expondo uma situação a meu respeito de uma maneira equivocada e tristemente cheia de detalhes não verídicos. Eu sabia que minha liderança e trabalho estavam mexendo, há muito, com ele. Comentários negativos que ele fazia com as pessoas, amigos comuns em muitas oportunidades, passaram a chegar até mim com maior freqüência. Mas não me preocupava, pois a comunicação direta e a sinceridade, frutos de uma verdadeira amizade que nutria por ele, eram uma constante da minha vida para com ele. Não conseguia acreditar nas mentiras que ele estava falando diante daqueles quase 40 diretores e responsáveis pelas áreas de trabalho daquela instituição. Eu fui respondendo à cada acusação mentirosa com palavras objetivas e cheias de confrontação. Queria que a verdade se estabelecesse. Se eu havia cometido todos aqueles erros, se aquelas situações tivessem ocorrido mesmo, queria assumir as responsabilidades diante de todos. Foram momentos de extrema tensão e sentimentos cheios de conflito. A reunião se estendeu por algumas horas, mas sem o fator indispensável para o sucesso dela: a imparcialidade.
Num determinado momento, retirei-me deixando aqueles diretores conversando a sós sobre mim e meu futuro, tendo sob a liderança aquele meu amigo.
Após mais uma hora, recebia a visita de três diretores. O resultado da reunião havia saído, enfim. O vice presidente da empresa disse-me: “Você é um excelente diretor, muito eficiente, não cometeu nenhum daqueles erros citados em nossa reunião geral, e isso ficou claro, mas, infelizmente, não pode mais permanecer em nossa empresa.” Aquelas palavras ecoaram dentro de mim. Mesmo que eu já soubesse que esse conflito iria termina dessa maneira, cria que os outros diretores teriam o mínimo de ética profissional para posicionarem-se clara e objetivamente diante das acusações, daqueles ditos “fatos” colocados por meu colega. Coisas que poderiam ser levantadas com extrema facilidade, bastando alguns telefonemas e entrevistas com 4 ou 5 pessoas. Mas…
Meu amigo estava lá, de cabeça baixa, mas eu sabia muito bem que ele tinha sido o responsável por todo aquele doloroso processo. Procurei, com bastante calma, colocar minha posição de repúdio àquela atitude e, em seguida, entreguei minha carta de demissão.”
Esse relato revela um potencial de destruição tremendo. A traição é uma das ações mais repudiadas em nossa sociedade, mas, também, uma das mais escolhidas como forma de eliminação de concorrência indesejada. Quem trai não consegue avaliar verdadeiramente a devastação que causará. Envolvido por seu próprio orgulho e ganância, parte para conseguir o que quer desrespeitando amizades, laços de amor, promessas, palavra empenhada, confiança…
O que sofre a traição vive a instalação de um verdadeiro câncer na alma. A Bíblia chama de “raiz de amargura”, que brota e cresce vigorosamente perturbando-o e afetando muitos outros que estão ao seu redor (conforme o verso 15 do capítulo 12 no livro de Hebreus).
Mas como tratar com ela? Veja uma estratégia que a Bíblia nos dá:
“Não paguem a ninguém o mal com o mal… no que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz uns com os outros… nunca se vinguem de ninguém, pelo contrário, deixem que o castigo de Deus faça isso. Por que as Escrituras Sagradas dizem: “Eu me vingarei, eu acertarei as contas com eles, diz o Senhor.” Mas façam como dizem as Escrituras: “Se o seu inimigo estiver com fome, dê comida a ele; se estiver com sede, dê água. Porque assim você o fará queimar de remorso e vergonha.” Não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem.” (livro de Romanos, capítulo 12, versos 17 a 21)
Isso só será possível se você decidir firmemente em seu coração praticar esse princípio em sua vida. Você experimentará uma libertação maravilhosa! Entregue a Deus, não só essa situação (passada ou presente), mas toda a sua vida, o que você é e tem e será como se abrisse a janela de um cômoda fechado, sentirá o frescor da brisa de Deus sobre você. Experiência própria.
Texto de Átila
Boletim 26/09/2010

Nenhum comentário: