maio 04, 2009

PRESUNÇÃO E SOBERBA

Como é terrível você conhecer a Palavra e ver uma pessoa cheia de soberba! Ainda pior, é ver uma pessoa que também conhece a Palavra e ser assim. Ela nem imagina o quanto Deus se entristece com isto, pois sabemos que um coração cheio de soberba dá lugar para o inimigo agir sutilmente, trazendo ao seu coração a vaidade, pecado este claramente condenado por Deus. “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo.” (I João 2:16) Veja que “O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, ...“ (Pv 8:13)
A Palavra no diz para sermos humildes, mansos e ajudarmos ao próximo, seja mostrando-lhe o Caminho certo, seja suportando-o; no sentido de dar suporte; para que ele siga em frente, em direção a Deus, e principalmente que não sejamos pedra de tropeço para eles.
Uma palavra de encorajamento pode salvar uma vida do inferno, porém, um conceito equivocado ou mesmo malicioso, plantado num coração que ainda não está firme na Rocha, pode levar uma pessoa à morte eterna. Que diferença faz um do outro? Nenhuma, você pode responder, porém na segunda hipótese ainda há esperança de salvação para a vida eterna. Há tempo de se corrigir, bastando existir reconhecimento da existência do pecado e o arrependimento. E quanto ao perdão, esse somente Jesus pode lavar com seu sangue.
Por isso, é preciso lermos e entendermos bem a Bíblia, e pedirmos a Deus, diariamente, que nos dê discernimento e sabedoria, para não cairmos em ciladas do inimigo. Escutamos coisas absurdas, e por não conhecermos bem o conteúdo das Escrituras, engolimos e cremos estarmos sendo bem alimentados. É um perigo! Cuidado com os arrogantes!
Tudo o que nos falarem irmãos, procuremos saber se é aquilo mesmo, analisando na Bíblia. Afinal, ela é ou não a nossa regra de fé e prática? Seja como o povo bereano, que analisava tudo antes de reter no coração. “Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.” (At 17:11)
Andemos com duas sacolas: uma com fundo e outra sem fundos. Na que tem fundos, retemos o que é bom e na outra, deixamos as que não são boas, para que, caindo no chão, as aves de rapina se encarreguem delas.
Não se esqueçam nunca: O destino da carne é o mesmo, porém da sua alma, dependerá de como é encarada a obra de Deus.

Thaïs Léo
Boletim 03/05/09

Nenhum comentário: